Enfim, mestre! Aos agradecimentos

Dia 3 de junho de 2022 foi minha banca de defesa da dissertação do mestrado no PPGCOM-UFPR. Abaixo, os agradecimentos depois de dois anos de jornada remota e híbrida na pandemia:

A jornada pela pós-graduação strictu sensu dificilmente é sem percalços, mas a turma iniciada em março de 2020 foi a primeira – e esperamos que seja a última – a passar por todos os semestres de aulas, oficinas, bancas, grupos de pesquisas e orientações de forma remota, devido à pandemia. Outras turmas também foram impactadas, por concluir em 2020 ou iniciar em 2021, mas somente a turma 2020 vivenciou toda a experiência do mestrado dentro desse “novo normal”, sem se conhecer pessoalmente. Não foi fácil. Todo o agradecimento aos colegas e professores que nos ajudaram nesse caminho. Nós vencemos!

Inicialmente, agradeço a Deus pela oportunidade de expandir meus conhecimentos e poder contribuir com a pesquisa acadêmica em uma instituição que tanto prezo, e que me formou para a profissão que escolhi, a Universidade Federal do Paraná.

Agradeço ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPR por ter acreditado na minha pesquisa, no processo de seleção, e pelo apoio nas horas de incertezas, prorrogações de prazos e procedimentos com o Comitê de Ética e a Plataforma Brasil.

À professora Myrian Del Vecchio de Lima, pela orientação segura e eficaz com que que me guiou por essa jornada na dissertação e no Grupo Click. Obrigado pelos conselhos e direcionamentos em toda a pesquisa. Merci pour tout!

Ao professor José Carlos Fernandes, que me acompanha desde a graduação, pelo apoio e incentivo. Zeca, obrigado pelas horas de conversas, dicas de leituras, participação na banca, qualificação e seminário.

À professora Paula Melani Rocha, da UEPG, que gentilmente aceitou fazer parte dessa banca examinadora, pelas contribuições à pesquisa desde a qualificação.

Agradeço também aos professores Michele Goulart Massuchin, Valquiria Michela John, Hertz Wendell e João Martins Ladeira pela condução das disciplinas do PPGCom, e pelo apoio à nossa turma. Aos professores e colegas do Grupo de Pesquisa Click, pelas trocas em nossas reuniões e entrevistas conjuntas ao longo desses dois anos.

Aos colegas Matheus Dias Soares, parceiro de artigos e eventos, e Cléber Gonçalves, com quem “divido” a orientação. E às colegas Juliana Goss e Maria Fernanda Mileski, obrigado por toda a ajuda com os processos do colegiado e Comitê de Ética.

Agradeço aos entrevistados que aceitaram participar desta pesquisa, de forma remota, e contribuíram com suas vivências em entidades de educação e na redação do jornal estudado. E à Plataforma Brasil, que autorizou a realização das entrevistas para a pesquisa.

À minha família, sem a qual não teria chegado até aqui. Aos meus pais, Jadir e Iracema, pelos anos de amor, educação e dedicação em formar o homem que sou hoje. Pelo eterno incentivo ao meu desenvolvimento pessoal e profissional. Amo vocês!

À minha esposa Paula, pela parceria em todas as horas. Pela paciência, amor e carinho com que viveu cada momento do mestrado ao meu lado desde a seleção, feita em 2019 enquanto a gente organizava nosso casamento. Te amo muito!

Aos meus sogros Maria de Lourdes e Hélio, por todo o apoio e suporte no dia a dia. Agradeço aos familiares que, próximos ou distantes, enviaram palavras de apoio nesses dois anos, em especial minha irmã Beatriz, madrasta Stella, Dona Gê (in memoriam), tio Aristides, aos padrinhos Rubens e Terezinha e à prima Rebeca, por torcerem por mim nessa jornada.

Ao professor Aroldo Murá Gomes Haygert, mestre do jornalismo e da memória paranaense, com quem tenho a honra de trabalhar e aprender desde 2014.

Às jornalistas Marisa Valério e Aline Cambuy, diretoras da Talk Comunicação, por toda a compreensão e auxílio na logística em conciliar trabalho e rotina do mestrado. Agradeço também à parceria do colega jornalista Rodrigo de Lorenzi.

Ao amigo jornalista Diego Antonelli, que me incentivou desde o início do mestrado.

Aos amigos Leonardo Muller, Guilherme Haas e Eliaquim Junior, pelos momentos de descontração. E aos amigos e colegas que, de alguma forma, me ajudaram até aqui.

A todos vocês, meu muito obrigado!

Deixe um comentário